Make your own free website on Tripod.com

FRADES CARMELITAS

PROVÍNCIA CARMELITANA DO RIO DE JANEIRO

1247 - 1997, 750 anos de aprovação da Regra do Carmo! Louvado seja Deus!


"Os carmelitas seguem Jesus Cristo imitando a Virgem Maria." (Papa João Paulo II)

Quem somos nós?


Nós, os frades carmelitas, pertencemos à Ordem do Carmo, na Igreja Católica Apostólica Romana. Somos homens religiosos, sacerdotes ou leigos, que consagram suas vidas no seguimento de Jesus Cristo, pela leitura orante e assídua da Bíblia e pelo serviço ao Povo de Deus. Vemos na Virgem Maria e no Profeta Elias, os modelos de consagração a Deus, nosso Senhor.

Nossa história começa no Monte Carmelo em Israel, a terra de nosso Senhor Jesus Cristo. Este fato marcou toda nossa história, na medida que buscamos realizar o projeto espiritual de viver sempre na presença do Senhor. A atitude de serviço ao "Senhor do lugar", iniciada no século XIII, é uma característica da vida espiritual dos carmelitas. Servir a Deus na pessoa dos irmãos, sobretudo com o mais necessitados e pobres, é um projeto atualizado segundo os modelos da Virgem Santíssima, a quem invocamos com o título de Nossa Senhora do Carmo, e do Profeta Elias, que nos tempos do Antigo Testamento habitou o Monte Carmelo. Cada carmelita, presente em cada comunidade carmelitana no mundo, busca atualizar este projeto de vida espiritual.

Atualmente, a Ordem do Carmo encontra-se presente em todo o mundo, e é representada pelos frades, pelas monjas de clausura, pelas irmãs de vida apostólica e pelos leigos associados às Ordens Terceiras e às confrarias carmelitanas. Em todo o mundo, os carmelitas procuram viver com fidelidade o propósito de vida que abraçam ao aceitar as normas contidas na Regra de Vida dos "Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo". Eis aqui a exposição dos valores principais desta regra:

A Regra de Vida do Carmo tem como centro o nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso nós, os carmelitas, buscamos:

A Regra do Carmo foi aprovada definitivamente pela Igreja no ano de 1247 pelo Papa Inocêncio IV. Os padres gerais da Ordem do Carmo e da Ordem dos Carmelitas Descalços escreveram numa carta comemorativa chamada «ABERTOS PARA O FUTURO DE DEUS».

 

Página dos frades

Página seguinte

Páginas Carmelitas