Make your own free website on Tripod.com

FRADES CARMELITAS

PROVÍNCIA CARMELITANA DO RIO DE JANEIRO


1247 - 1997, 750 anos de aprovação da Regra do Carmo! Louvado seja Deus!


"Os carmelitas seguem Jesus Cristo imitando a Virgem Maria." (Papa João Paulo II)

ABERTOS PARA O FUTURO DE DEUS

A Regra do Carmo foi aprovada definitivamente pela Igreja no ano de 1247 pelo Papa Inocêncio IV. Os padres gerais da Ordem do Carmo e da Ordem dos Carmelitas Descalços escreveram numa carta comemorativa chamada «ABERTOS PARA O FUTURO DE DEUS»:

"A decorrência dos 750 anos da aprovação pelo Papa Inocêncio IV consideramo-la, no momento, como um particular ano da graça para toda a Família Carmelita, um kairós, um tempo propício: não somente para celebrar a memória do nosso passado, mas, muito mais, para fitar os olhos com sabedoria, discernimento e coragem sobre o nosso futuro, ao alvorecer do novo milênio, que já está próximo.

E por isto, sintamos nosso o apelo, que o Papa João Paulo II dirige a todas as pessoas consagradas: "Não tendes apenas uma história gloriosa que deve ser recordada e transmitida, mas uma grande história, que deve ser construída. Olhai para o futuro, para onde o Espírito vos lança para ainda fazer convosco coisas grandiosas. Fazei da vossa vida uma fervorosa vigília à espera de Cristo e andai ao seu encontro como as virgens sábias, que caminham ao encontro do Esposo. Estejais sempre preparados, fiéis a Cristo, à Igreja, ao vosso Instituto e ao homem do nosso tempo".

As palavras de Teresa de Jesus nos estimulam a melhorar o nosso presente com fidelidade criativa: "Não se diga nunca sobre eles, como sobre certas Ordens, das quais se contentam por louvar os inícios. Agora nós estamos começando. Procurem sempre estar começando e caminhando para a frente, de bem para melhor".

Páginas Carmelitas

Página dos frades